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PRONTO SOCORRO DO ALZIRA VELANO ATENDE PELO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
O Alzira Velano está reimplantando, em seu Pronto-Socorro, o Acolhimento com Classificação de Risco, que é uma tecnologia de atendimento que classifica as pessoas de acordo com a gravidade do seu estado de saúde e do risco de perder a vida.
Assim, são atendidos, em primeiro lugar, os casos gravíssimos - as emergências e as urgências, depois os casos graves, em seguida os menos graves. Aqueles de menor gravidade aguardam um pouco, e os sem gravidade nenhuma podem esperar mais tempo.
O objetivo é que o pronto-socorro dê prioridade e atenda com rapidez às urgências e emergências.
O Hospital Alzira Velano segue as normas e protocolos do Ministério da Saúde, que organiza o atendimento à saúde e estrutura o atendimento em REDES interligadas, e determina que a entrada para o atendimento deve ser em primeiro lugar nos estabelecimentos de Atenção Primária à Saúde, - as UPAS - Unidades e Pronto atendimento à saúde, UBS - Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios do PSFS – Programa de Saúde da Família.
A Atenção Primária à Saúde é considerada o centro de comunicação da Rede de Atenção à saúde e tem o papel muito importante de coordenar os fluxos e contrafluxos das pessoas, regular o fluxo do atendimento, atender e resolver cerca de 80% dos casos, além de encaminhar aos hospitais os casos que não pode resolver.
O acolhimento com classificação de risco faz parte da humanização do atendimento do Ministério da Saúde e será implantado em todos as unidades de pronto atendimento do país, seguindo o protocolo de Manchester.
De acordo com este protocolo, as pessoas que procuram o atendimento no Pronto-Socorro, passam por uma avaliação prévia com uma enfermeira e, de acordo com a gravidade do seu caso, são classificadas com as cores que significam o grau de gravidade do seu estado e o tempo em que serão atendidas. A cor laranja significa MUITO URGENTE, atendimento direto, em 2º Lugar. Em 3º lugar, cor AMARELA, atendimento URGENTE. Em 4º Lugar – VERDE - MENOR URGÊNCIA, deve aguardar atendimento e será atendido depois que forem atendidos todas as urgências, ou seja, os casos laranjas e amarelos. E por último, em 5º lugar, com a cor AZUL, os pacientes sem urgência, que podem esperar e que deveriam ter buscado atendimento nos ambulatórios, ou unidades de atendimento municipal ou PSFs. A cor vermelha significa EMERGÊNCIA: são casos evidentes de urgência urgentíssima e não passam pela classificação; têm atendimento imediato, direto na Sala de Emergência.
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