AlziraVelano Unifenas















CER III

O CER - Centro Especializado em Reabilitação faz parte do programa nacional Viver Sem Limites, do Governo Federal, e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O Hospital Universiário Alzira Velano, é credenciado como CER III - Fisio, Auditivo, Estomias e Visual, para atender pacientes de Alfenas e de mais 50 cidades do Sul de Minas.

O objetivo central do CER III é a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, reinserção social e no mercado de trabalho, promoção da saúde, prevenção de problemas/agravos, detecção precoce de doenças e reabilitação do usuário.

É um serviço de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no Sul de Minas, nas modalidades de reabilitação física/ostomia, visual e auditiva.

O atendimento é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

O CER III é também pólo de qualificação profissional no campo da reabilitação, por meio da educação permanente.

CER III VISUAL

O CER III VISUAL do Hospital Universitário Alzira Velano é um serviço de reabilitação para pacientes com baixa visão ou cegueira.

O encaminhamento dos pacientes para serem atendidos é feito por médicos oftalmologistas, após terminadas todas possibilidades que estão ao alcance do médico em um atendimento oftalmológico convencional. Após ter sido realizado - consulta, prescrição de óculos ou lentes, tratamento medicamentosos ou cirúrgicos - e mesmo assim, o paciente ainda apresentar visão menos que 30% no melhor olho ou grande diminuição da visão periférica, dificultando a realização de atividades diversas, ele deverá ser encaminhado ao CERIII Visual.

Após avaliação individual,feita por médico oftalmologista, será feita orientação e a prescrição dos recursos ópticos especiais, que forem necessários.

Além da consulta e indicação, é feita a concessão dos recursos óticos - lupa,bengala - assim como a prótese ocular, adaptação de próteses oculares, a reabilitação e o treinamento de orientação e mobilidade para atividades da vida diária.

Segundo a coordenadora do CER III Visual, a médica oftalmologista Marina Jorge "a reabilitação da pessoa com deficiência é um processo multidisciplinar que envolve uma equipe profissional especializada formada por médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Todos os pacientes são atendidos gratuitamente, através do SUS e contemplados, quando necessário com recurso ópticos, próteses ou bengalas."

CER III AUDITIVO

O serviço de reabilitação/habilitação auditiva do Alzira Velano está instalado na Clínica de Fonoaudiologia, no pátio interno do Hospital Universitário e oferece reabilitação de pessoas com deficiência auditiva de todas as idades e faz a concessão de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), garantindo o melhor aproveitamento da audição residual da pessoa com deficiência auditiva realizando o processo de reabilitação auditiva, incluindo: diagnóstico - consultas e exames audiológicos -, seleção, adaptação, concessção de AASI e terapia fonoaudiológica.

Para o CER III Auditivo do Alzira Velano é de fundamental importância o acompanhamento periódico da perda auditiva com o objetivo de monitoramento e realização de possíveis modificações nas características eletroacústicas do aparelho auditivo utilizado pelo usuário, bem como para as orientações quanto ao uso e manuseio do AASI.

O CER III auditivo realiza também cirurgias de implante coclear - um dispositivo eletrônico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo que substitui parcialmente as células danificadas da cóclea e funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo.

CER III FISIO

O serviço de reabilitação/habilitação física do Alzira Velano está instalado na Clínica de Fisioterapia no pátio interno do Hospital Universitário e atende pessoas com deficiência física, oferecendo atendimento, prescrição e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e o treinamento e orientação para o uso do dispositivo por profissional com capacitação em reabilitação/habilitação e por uma equipe multiprofissional.

Entende-se por deficiência física a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial, apresentando-se sob a forma de plegias, paresias - perda parcial das funções motoras dos membros inferiores, ostomia, amputação -- perda total ou parcial de um determinado membro ou segmento de membro - ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

No Alzira Velano o atendimento é pautado na individualidade do usuário sendo capaz de dialogar com suas necessidades de saúde, acadêmicas, domésticas e laborais.

Os adultos ou crianças que apresentem dificuldades de comunicação decorrentes de uma perda auditiva são candidatos potenciais ao uso de aparelho de amplificação sonora individual.

CER III ESTOMIAS

O serviço reabilitação/habilitação à pessoa ostomizada presta assistência especializada de natureza interdisciplinar às pessoas com estoma, objetivando sua reabilitação, com ênfase na orientação para o autocuidado, na orientação ao cuidador e/ou familiar, assim como para realização de suas atividades de vida autônoma, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança.

O serviço do CER III Estomias do Alzira Velano é feito por equipe multidisciplinar, que atende com equipamentos e instalações físicas adequadas, e integrados à unidade da Clínica de Fisioterapia do CER III Fisio.

Estomia é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema (digestírio, respiratório e urinário), criando um orifício externo que se chama estoma. Ostomia é uma intervenção cirúrgica que cria um ostoma (abertura, ostio) na parede abdominal para adaptação de bolsa de fezes e/ou urina; processo cirúrgico que visa à construção de um caminho alternativo e novo na eliminação de fezes e urina para o exterior do corpo humano (colostomia: ostoma intestinal; urostomia: desvio urinário).

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.