AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Como cuidar das crianças no outono Os termômetros registraram quedas na temperatura, com mínimas em torno de 10 ,11 graus e máximas, durante o dia, de 24 graus.
Soloni Viana 09/06/2021 - 8:16:46
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
Esta semana o tempo mudou. Em pleno outono, sentimos a presença do inverno. A temperatura baixou, as tardes e noites estão muito mais frias, com muita névoa e cerração ao amanhecer. Os termômetros registraram quedas na temperatura, com mínimas em torno de 10 ,11 graus e máximas, durante o dia, de 24 graus. Estas mudanças refletem na paisagem e influenciam nos hábitos. As lojas já estão expondo roupas de lã e cobertores, e as sopas e caldos já foram incorporadas a nossa alimentação. Nas ruas as pessoas já circulam com casacos, xales e gorros. Com o tempo frio é necessário aumentar os cuidados com a saúde, protegendo principalmente das crianças.
As crianças pedem cuidados especiais para prevenir gripes e resfriados. É preciso cuidar da alimentação, da limpeza da casa, da hidratação, da higiene, lavando bem as mãos várias vezes ao dia e vestindo roupas limpas e apropriadas para a estação.

O pediatra do Hospital Universitário Alzira Velano e professor do curso de medicina da UNIFENAS, Dr Antônio Henrique de Paiva considera que a prevenção e cuidados caseiros são muito importantes para evitar as doenças desta estação. Ele orienta que para cuidar das crianças no outono e no inverno é preciso manter uma alimentação saudável, com muitas verduras e legumes e com bastante líquido, e principalmente manter o calendário vacinal em dia, sendo muito importante fazer as vacinas antigripais. “Oferecer uma alimentação equilibrada, variada e rica em nutrientes às crianças e adolescentes é essencial para reforçar a imunidade, lembrando sempre que mesmo que as temperaturas mais amenas, é extremamente importante oferecer água à criança, diversas vezes ao dia,para manter a hidratação. O pediatra fala da importância da higiene e da limpeza da casa para evitar poeira, fungos e mofo. Manter a casa limpa e arejada, mesmo nos dias mais frios, evitando usar vassouras durante as limpezas pois levanta poeira, o uso do aspirador de pó é mais apropriado e para eliminar o pó dos móveis use pano úmido. No quarto da criança em especial, evite objetos que possam acumular poeira e ácaros, como tapetes, carpetes e bichos de pelúcia e troque as roupas de cama duas vezes por semana.

Outra questão que precisa de ser observada é o cuidado com a automedicação, mesmo sendo períodos comuns de gripes e resfriados, que podem parecer facilmente resolvidos com medicamentos que já temos em casa. Antes de dar a criança qualquer medicamento é preciso orientação de um médico, e ver a data de validade do medicamento. É preciso cuidado e atenção e não dar remédio para as crianças sem autorização do médico. Algumas práticas simples podem ajudar a aliviar os sintomas, como, por exemplo o nariz entupido que deixa a criança irritada. Para aliviar esta congestão, lave as narinas com solução de água e um pouco de sal e ensine e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Outra orientação importante, principalmente neste tempo de pandemia é evitar aglomerações e ambientes fechados quando sair de casa.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 29/11/2021  - Novembro Roxo, mês da prematuridade
 29/11/2021  - Separação Zero: pais e filhos, juntos.
 29/11/2021  - UTI neonatal: um centro de cuidado e am
 04/11/2021  - Outubro Rosa
 30/08/2021  - Alzira Velano se prepara para ser Hospi
 30/08/2021  - Alzira Velano se prepara para ser Hospi
 09/06/2021  - Outono pede cuidados com a saúde
 09/06/2021  - Novo protocolo


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.